quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dicas: sobre o transporte de passageiro na motocicleta

Usar roupas adequadas e equipamentos obrigatórios, como o capacete, além de adotar uma postura segura são regras que valem também para o garupa.




Para desfrutar de todo o prazer proporcionado por uma motocicleta, é necessário realizar uma série de procedimentos, passando pela utilização de equipamentos e vestuário adequados até a adoção de uma postura correta na pilotagem. Essas regras, porém, não se aplicam somente ao piloto.
O passageiro, ou garupa, também deve permanecer atento a uma série de detalhes fundamentais para a sua segurança e o bom desempenho do veículo.

Segundo os instrutores do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), os primeiros cuidados devem ser tomados antes mesmo de a motocicleta entrar em movimento. Devido às características de cada modelo e suas diferentes reações ao peso extra do garupa, é preciso estar atento às recomendações sobre os limites constantes no Manual do proprietário. Também é importante que a motocicleta esteja com as revisões em dia, de forma a garantir a durabilidade de seus componentes e mais segurança aos usuários.

O condutor e o passageiro devem usar os equipamentos de segurança: capacetes e proteção para os olhos, roupas claras que facilitem a visualização por outros motoristas, além de calças e jaquetas confeccionadas com tecido grosso, como jeans ou couro. Botas, luvas e capa de chuva também são aconselháveis.

Atenção redobrada

No caso de um passageiro inexperiente, é importante que o piloto reserve alguns minutos para destacar as peculiaridades da condução de uma motocicleta, o que poderá evitar possíveis reações bruscas durante a pilotagem.

Chegada a hora de trafegar nas ruas, é importante que o garupa ajuste as pedaleiras traseiras assim que subir no veículo, e mantenha-se o mais próximo possível do condutor, com as duas pernas fixas firmemente no banco.

Para manter a estabilidade do veículo durante a pilotagem, o passageiro tem de permanecer com seu ângulo de visão ao lado da cabeça do piloto, de forma que possa se antecipar às manobras e acompanhar os principais movimentos – inclusive as inclinações necessárias durante as curvas.

Na frenagem da motocicleta, quando o corpo do garupa é projetado para frente, é necessário que ele pressione seu quadril de encontro ao piloto, para que este não sofra a transferência de peso e perca o equilíbrio.

Quando a motocicleta parar, o passageiro deve manter os pés nas pedaleiras traseiras até avisar o condutor de que já está pronto para saltar.

Conscientização pioneira

Atualmente, o CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), localizado em Indaiatuba (SP), ocupa uma área total de 124 mil m2 e conta com uma infra-estrutura adequada para aulas teóricas e práticas de pilotagem com segurança. Inaugurado em 1998, com um investimento inicial de US$ 3,5 milhões, é considerado referência na conscientização de motociclistas e vem ganhando projeção internacional, sobretudo na América Latina, em países como Chile, Argentina, Peru e México.

Somente em 2003, a unidade triplicou o número de inscritos em suas ações. Para 2004, a meta é intensificar ainda mais os trabalhos, com cursos de Formação de Instrutores – para pilotos de motocicletas e quadriciclos -, Básicos de Pilotagem On e Off-road, palestras educativas, test-drives e cursos itinerantes por todo o País, além dos destinados a consumidores que utilizam o veículo de duas rodas no dia-a-dia para fins profissionais, como Centros de Formação de Condutores (CFC), órgãos governamentais – Corpo de Bombeiros de São Paulo, Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, entre outros – e empresas.

O CETH também dará continuidade aos projetos desenvolvidos para categorias específicas, como motofrete, mototáxi e motoclubes.

Fontes:Motomais

Nenhum comentário:

Postar um comentário